segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que uma mãe guerreira é capaz de ensinar

O que uma mãe guerreira é capaz de ensinar
Ela sabe ser rígida e amorosa nos momentos certos. Por meio de sua luta, não desiste de transmitir valores para criar os filhos
publicado em 17/04/2016 às 00:05.

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia e Arquivo Pessoal


 


Ela sabe abraçar no momento de dor e repreender quando um erro é cometido. É amiga, é orientadora, é mãe guerreira. Seus princípios mostram seu caráter e, em busca do melhor para os filhos, faz questão de passar valores. Uma mãe assim é alguém forte e essa força se refletirá na criação e na personalidade dos filhos ao longo de sua vida.

Suelen Sarracine Balbani, de 32 anos, (foto abaixo) bancária, conta que a dedicação que sua mãe teve com ela foi e é um grande exemplo. “Minha mãe deixou o trabalho para cuidar das filhas e 14 anos depois voltou a trabalhar e conseguiu progredir. Na mesma época, meu pai foi embora de casa e ela cuidou de três filhas sozinha. Nos apoiou e nos ensinou a lutar com fé. E pela fé reconstruiu sua família”, relata.

Hoje, a bancária tem dois filhos e diz que aprendeu a ser uma guerreira. “Tenho dois filhos, o Luigi, de 7 anos, e o Felipe, de 2 anos. Eu sonhava com a gravidez. Quando o Luigi nasceu, ‘meu chão se abriu’, pois ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi rejeitado por mais de cinco colégios. Daí em diante, travei brigas para conseguir médicos, consultas melhores e escola”, afirma.

Ela venceu preconceitos e conseguiu um bom estudo para Luigi. “Encontramos uma escola na qual ele é aceito, ajudado, incluído e instruído. Hoje, ele tem amigos, está aprendendo a ler e a escrever, tem um comportamento extremamente carinhoso e tranquilo. Mas, para isso, tive que permanecer firme, não duvidar”, detalha.

 


Segundo Suelen, uma das perguntas que mais ouvia das pessoas era: “você não fica desesperada em saber que seu filho nunca vai ser nada na vida?”. Ela respondia: “não fico desesperada, porque eu tenho fé de que ele e o Felipe serão grandes homens de Deus. Não desisto de lutar pela melhora do Luigi, sigo com fé. Batalho com sabedoria para que meus dois filhos tenham discernimento e consigam trilhar um bom caminho”, esclarece.

Profissional, mãe e esposa, a jovem cumpre bem todos os seus papéis. “Estou sempre presente. Além de dar conselhos, busco agir como quero que eles façam, porque eles prestam atenção em tudo que falamos e no modo como nos comportamos. Ensinamos a orar, a cuidar do irmão, a fazer muito carinho. E a tratar todos bem, sem distinções”, explica.

Força

Alguns pesquisadores estudaram a relevância de dar exemplos por meio das ações. “A aprendizagem por observação foi estudada por Albert Bandura, psicólogo canadense. Segundo Bandura, a aprendizagem social ocorre pela observação dos comportamentos daqueles com quem convivemos. Por isso, é fundamental que uma mãe seja firme na educação”, orienta a psicóloga Valtência Barreto de Souza Oliveira.

Segundo Valtência, a mulher determinada sabe a hora de se impor e a hora que deve ser maleável. “Sendo assim, tratando-se da formação de personalidade, é papel da mãe ter a capacidade de fornecer amparo, carinho e educação para uma convivência satisfatória, não se esquecendo de estabelecer limites. Caso contrário, uma criança que foi frustrada pela mãe tem grandes chances de ser um adulto intolerante”, alerta.

Os pais ou responsáveis precisam saber dizer não na hora certa. “É preciso buscar o equilíbrio para saber negar algo no momento certo, para construir a autoestima no dia a dia e transmitir ensinamentos valiosos, porque uma criação baseada no respeito influencia na boa formação de um adulto”, conclui a psicóloga.

Então, dedique-se a criar os seus filhos da melhor forma possível, para que ele venha a ter você como referência de perseverança. A pessoa criada por uma mãe guerreira se torna forte na vida, porque aprende com ela a força da persistência, o significado do amor e, sobretudo, o poder da fé.

Uma mãe que ama nunca deixa de batalhar para superar as dificuldades. Por isso, venha conhecer os trabalhos da Universal direcionados a todas as mulheres que buscam ser o melhor que podem para seus filhos: os projetos Mães em Oração e o T-Amar . Acesse os sites e veja o que é preciso fazer para participar.





UNIVERSAL realiza um café especial para as famílias dos internos da Fundação CASA.


Nesta última manhã de sábado as famílias dos internos da Fundação Casa de Raposo Tavares tiveram uma surpresa, voluntários da UNIVERSAL, fizeram um café especial para todos.


na oportunidade esteve presente o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração para cada família. para que Deus desse forças, para lidar com a situação que cada um está vivendo no momento, falou da importância de cuidar dos filhos, pois senão cuidarmos o mundo cuida, e disse mais, para buscar em Deus auxilio pois só ele e capaz de dar a estrutura necessária para cuidar dos adolescentes,

Nesta manhã também, foi distribuido para todos cestas básica tivemos oportunidade de ver de perto a alegria estampada no rosto de cada familiar, no momento em que recebiam.
Que o Senhor Jesus abençoe a todos e principalmente os voluntários que fazem a Obra de Deus na Fundação Casa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário