As vantagens de ser otimista
Enxergar o lado positivo até nas situações mais difíceis é um bom caminho para encarar problemas, aprender com as frustrações e encontrar saídas criativas
publicado em 05/06/2016 às 00:05.
Por Rê Campbell / Foto: Fotolia

Todos nós passamos por dias ruins. Uma demissão, um assalto ou a descoberta de uma doença são acontecimentos capazes de tirar a nossa tranquilidade. Mas até eventos mais comuns, como enfrentar o trânsito ou receber um empurrão de um desconhecido, podem estimular o pessimismo. Como você costuma reagir a uma sequência de fatos negativos? Reclama, foge ou encara?
Para muitas pessoas, os acontecimentos ruins são motivos de frustração e reclamações. Basta que algo saia diferente do esperado para que a atitude derrotista entre em ação. Entretanto, essa não é a postura mais indicada para resolver um problema.
A coach e especialista em inteligência emocional Semadar Marques explica que ser otimista é a melhor forma de encarar as dificuldades sem muito sofrimento. “O otimismo é uma forma diferente de ver a vida. O otimista é capaz de aprender com as dificuldades e passar por situações complicadas investindo na autoconfiança e na autoestima. Ele acredita que tudo pode dar certo e usa a confiança para enfrentar seus medos. Já o pessimista se apega aos obstáculos”, diz ela, que atua no Rio Grande do Sul.
Mas se engana quem pensa que o otimismo é uma característica de pessoas ingênuas. Psicanalista e especialista em gestão de pessoas e equipes, Paulo Paiva afirma que a atitude otimista ajuda a enxergar a vida de forma mais clara. “Os otimistas têm bom humor e disposição para entender o que está acontecendo no cenário e se mobilizar para buscar soluções. Eles também têm a percepção de que as coisas podem ser melhores. Por isso, são mais resilientes, tiram aprendizados de momentos ruins e transformam isso em um degrau para a mudança”, avalia Paiva.
O otimismo é importante para o sucesso pessoal e profissional. “O otimista planta uma semente no coração de cada pessoa com quem se relaciona. Ele chega, dá bom-dia, conversa, abraça, sempre tem coisas interessantes a dizer. As pessoas gostam de ficar perto dos otimistas”, diz Paiva.
Semadar acrescenta que as pessoas otimistas se destacam em momentos de crise. “O otimista sonha e o sonho comanda a vida. Se não existissem pessoas otimistas na história, nós não teríamos tanta evolução na tecnologia, na ciência”, resume. E, para os pessimistas, uma boa notícia: é possível desenvolver o otimismo. Confira as dicas dos especialistas ouvidos nesta reportagem e treine uma nova forma de ver o mundo.
Ciência comprova beneficios
Coração saudável
Pessoas com perspectivas otimistas sobre a vida têm a saúde cardiovascular significativamente melhor. É o que sugere um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que examinou a relação entre otimismo e saúde em mais de 5 mil adultos de 45 a 84 anos de idade. As pessoas mais otimistas eram duas vezes mais propensas a ter a saúde cardiovascular ideal.
Sistema imunológico forte
Pessoas que se sentem confiantes em relação ao futuro estão mais protegidas contra algumas infecções. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadoras das universidades de Kentucky e de Louisville e publicado no Psychological Science. A pesquisa analisou estudantes de Direito e comparou suas expectativas com relação ao curso com a resposta imunológica deles.
Finanças em dia
Pessoas otimistas estão mais propensas a tomar decisões financeiras prudentes, diz um levantamento da Fuqua School of Business, da Universidade de Duke. O estudo descobriu que os otimistas trabalham mais horas, investem em ações, economizam mais dinheiro, são mais propensos a pagar os seus saldos de cartão de crédito em dia e acreditam que sua renda vai crescer ao longo dos próximos cinco anos.
Cultive o otimismo
- Saia da postura de vítima: assuma responsabilidade por sua vida e evite culpar outras pessoas quando acontece algo ruim.
- Veja por outro ângulo: reflita sobre os acontecimentos como se cada um deles fosse um aprendizado. Depois, pense no que pode ser feito melhor no futuro.
- Pare de murmurar: não adianta só reclamar quando algo sai errado.
- Mexa-se: tome atitudes que condizem com seus valores e sonhos.
- Questione seus dogmas: identifique as crenças que impedem seu crescimento e busque uma nova forma de ver a questão. Por que você se considera incapaz? Por que acha que não vai ter sucesso no amor e na profissão?
- Faça afirmações positivas. Repita para si mesmo frases de incentivo: “Eu sou capaz de...”, “O plano vai dar certo”, “Eu posso realizar meu sonho”.
- Valorize o que já tem: reconheça os pontos positivos de sua trajetória e o aprendizado adquirido com os erros.
A
Tarde do último domingo dia 30/08/15 uma bonita e animada festa uma
equipe de fé esteve presente, na Fundação da casa UI Mooca, essa equipe
composta por esposa de bispos e pastores da UNIVERSAL,que tem por
objetivo levar alento aos mais necessitados.Ao inicio do evento a
primeira tecladista da Igreja Universal Cristina Miranda cantou lindas
canções com a participação das integrantes do grupo T-amar , no clima de
muita alegria cantou louvores para adorar e louvar o Senhor
Jesus.Também esteve presente o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de
Evangelização das unidades da Fundação Casa de São Paulo, com sua esposa
junto com os voluntários ,em seguida a integrante do grupo T-amar a
Coordenadora Neia falou sobre o projeto que foi criado para valorizar e
dar assistência às mulheres que são mães solteiras,disse que o objetivo
é transformar mulheres fragilizadas em pessoas decididas e
fortes,capazes de superar as experiências ruins do passado e construir
um futuro diferente e que todas são preciosas .logo em seguida a
Coordenadora Neia fez uma oração da fé, junto com as integrantes do
grupo T-amar para libertar as jovens de todo mal , Coordenadora Neia
fez uma oração para levar as jovens a entregar a suas vidas para o
Senhor Jesus. Para animar ainda mais a festa foram servidos muitos
bolos deliciosos e refrigerantes.
foram distribuídos centenas de livros a Última Pedra – vícios têm cura – do Bispo Rogério Formigoni para todas as internas.
O grupo T-AMAR visitou também a Casa das Mães que pertence a Fundação Casa.Este local recebe as jovens internas em estado de gestação .A integrante do grupo T-amar a Coordenadora Neia deu uma palavra de fé para jovens mães, em seguida fala sobre o projeto que investi no apoio, e conscientização e na valorização das mães solteiras, além de apresentar a fé que as ajudará a vencer desafios pessoas e familiares.
O
projeto T-amar foi criado para valorizar e dar assistência às mulheres
que são mães solteiras.Na seqüência a Coordenadora do grupo T-amar Neia
fez uma oração da fé, juntos com as integrantes do grupo T-amar para
libertar as jovens de todo mal,e na oportunidade levando as jovens a
entregar as suas vidas para o Senhor Jesus.
Que Deus abençoe a todas e até o próximo evento
Que Deus abençoe a todas e até o próximo evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário