domingo, 12 de junho de 2016

Medo do fracasso: como vencer esse vilão?

Medo do fracasso: como vencer esse vilão?

As crises na vida financeira e amorosa sempre existirão. O problema é se esconder atrás delas e viver acomodado

Atualmente, os brasileiros têm sido bombardeados por notícias sobre a crise econômica no País. E muitas pessoas se aproveitam da situação para justificar suas frases desanimadoras e atitudes de conformismo, evidenciando o medo de fracassar. Não é à toa que a pesquisa Índice de Medo do Desemprego (IMD), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em junho, revelou que o medo do brasileiro de perder o emprego aumentou 36,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A coach de carreira, palestrante e escritora Marciléa Silva afirma que, independentemente do cenário atual do País, as pessoas precisam enfrentar o medo e tomar atitudes. “Vejo as pessoas usando a crise como desculpa para ficar adiando as coisas que têm que fazer. Elas provavelmente não têm objetivos bem definidos e uma motivação forte que as faça seguir em frente”, aponta.
Mas não é apenas no âmbito profissional que o medo rodeia os pensamentos. Muitas pessoas se recusam a enfrentar um desafio porque deixam que as dúvidas as dominem. “Muitas pessoas têm medo porque colocam a palavra ‘se’ em diversas frases, como ‘e se não der certo?’ ou ‘e se eu não conseguir?’ Esse ‘se’ abre uma série de falsas realidades. Elas veem que os empecilhos são muitos e que pode ser perigoso arriscar”, explica Marciléa.
Para a professora de psicologia Olga Ceciliato Mattioli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), não controlar o medo faz com que a pessoa perca inúmeras oportunidades. “Se o indivíduo vive sob o domínio desse sentimento, terá perdas materiais, profissionais e afetivas. Essas situações são emocionalmente muito sofridas para aquele que busca explicações fantasiosas”, diz.
 
 Além das dúvidas e das perdas, o medo traz sofrimento. Veja o exemplo do ator Daniel Radcliffe, (Foto ao lado) de 26 anos, que nterpretou o personagem Harry Potter no cinema. Em 2014, ele revelou em uma entrevista ao canal britânico Sky Arts que durante as filmagens de toda a saga o medo de fracassar o levou a se tornar alcoólatra e que chegou a gravar muitas cenas sob o efeito da bebida. “Eu tinha pensamentos como ‘e se essas pessoas que dizem que eu não terei uma carreira depois estiverem certas? E se elas rirem de mim quando eu for parar em uma lista de atores sumidos?’”
Ele contou que por muito tempo usou a bebida como “válvula de escape” para esse sentimento. “Eu vivia um medo constante sobre quem iria conhecer, o que deveria falar para eles, o que poderia fazer depois. Então, eu ficava no meu apartamento durante dias bebendo sozinho.”
Após alguns anos, o ator aprendeu a encarar o medo, largou o vício e passou a investir nas oportunidades. “Hoje, as pessoas não me chamam mais de Harry Potter, elas sabem meu nome”, disse na entrevista.
Mudançaprofissional

 
 Um dos maiores medos das pessoas atualmente é fracassar na profissão. Mas o coach de carreira Tiago Vanini, de 27 anos, (Foto ao lado) encarou esse sentimento ao investir em seu sonho profissional. Aos 22 anos, pediu demissão de um emprego para arriscar em um novo trabalho, mesmo tendo muito medo. “Saí do emprego e iniciei um novo capítulo da minha história. Se senti medo? Muito. Mas o enfrentei”, afirma.
Vanini ficou fora do mercado por 28 dias e depois foi contratado por uma multinacional. Entrou ganhando menos do que ganhava no último emprego e com um cargo inferior, mas aceitou a proposta por ter identificado uma possibilidade de crescimento na carreira.
Quase quatro anos mais tarde, depois de ser promovido, tomou outra atitude audaciosa. Após uma viagem para o exterior nas férias, percebeu que podia ir além. Apesar de estar novamente cheio de receios, mais uma vez pediu demissão para investir em uma nova área. “O momento que eu mais senti foi quando me chamaram para fazer o meu desligamento. Eu transpirava absurdamente. Fiquei pensando: com 26 anos de idade, com uma proposta de ser promovido de cargo e futuro promissor dentro da empresa estava pedindo demissão para ir viver um sonho (que naquele momento parecia mais uma loucura). Hoje estou aqui com minha empresa Construindo Carreiras Sustentáveis”, declara.
Para superar o medo, ele tomou atitudes. “A primeira foi ter muita fé e controle dos meus pensamentos. Tomei a decisão baseado naquilo que realmente sou, fiz um alinhamento de meus valores e entendi que necessariamente não precisaria fazer o que todo mundo faz. Todas as vezes que vinha qualquer tipo de pensamento negativo do tipo ‘o que você está fazendo, cara?’ eu imediatamente dizia a mim mesmo ‘vou observar meus pensamentos e só alimentar os que são para o meu fortalecimento”.
Vencendo o medo na vida amorosa
Os prejuízos do medo de fracassar não se limitam apenas à área profissional. Muitos casos vêm acompanhados de baixa autoestima, insegurança e depressão. “Muitas pessoas ficam com medo de terminar um relacionamento, por exemplo, e se submetem a viver infelizes”, comenta Marciléa.
 

Foi isso que ocorreu com Fernanda Silva, de 29 anos. (Foto ao lado) Depois de dois namoros frustrados, ela se sentia sem capacidade para engatar um novo relacionamento e, por isso, tinha medo de fracassar na vida amorosa.
Por causa da insegurança que o ex-namorado lhe dava, sentia medo de ficar sozinha. “Eu não sabia como agir na vida sentimental. Gostava muito dele, mas, como não era valorizada, tinha medo de perdê-lo”, lembra.
Apesar de não estar feliz no namoro, se submetia ao relacionamento. “As pessoas viam as atitudes dele, que não valiam a pena eu manter, mas eu não terminava.”
Após algum tempo, com o fim do relacionamento, Fernanda deixou que o medo a dominasse de novo. Ela se interessava por outros rapazes, mas, com receio de fracassar, não tinha coragem de investir em um novo relacionamento. “Eu tinha receio de que a pessoa não iria gostar de mim de verdade, que eu não tinha capacidade de ter alguém.”
No entanto, nas palestras da “Terapia do Amor”, Fernanda conseguiu vencer esse medo. “Aprendi a cuidar do coração e a reagir da melhor forma possível diante do medo. Passei a ficar mais fortalecida e a ter certeza de conquistar o resultado. Com a direção que aprendi, consegui encontrar a pessoa certa”, analisa.
Medo do desconhecido
Quando a pessoa se propõe a fazer algo novo, aparecem algumas barreiras naturais da vida. Mas, em vez de paralisar diante dessas situações, é preciso focar nos objetivos.
 
 A nutricionista Camila Leme da Silveira Andrade, de 29 anos, (Foto ao lado) sabe bem o que é enfrentar o medo diante de uma situação nova. Há dois anos, encarou o desafio de viajar para a Austrália com seu marido para fazer um curso. O primeiro medo que sentiu foi o fato de ter que abandonar a estabilidade do emprego e o conforto de sua casa para ir viver um ano em um país desconhecido. “Eu tinha medo de não ser compreendida e também de não compreender. Quando você está em outro país, outra cultura, você não sabe como as pessoas vão reagir e se você vai dar conta da atividade”, lembra.
Para enfrentar o medo de viver em um local desconhecido, Camila foi em busca de aprendizado. “Quando me colocavam em dúvida, eu ia atrás de pessoas que tinham passado por isso. Procurei me informar sobre aquilo que tinha medo e fui conquistando argumentos para confrontar com as pessoas que queriam me desanimar”, conta.
Quando retornou ao Brasil, a nutricionista não só conseguiu êxito com o aprendizado que adquiriu por meio dos cursos, mas também conseguiu um novo emprego. “Foi muito melhor do que imaginei. Quando se tem medo, a gente fantasia, e é sempre para o lado negativo. Infelizmente, somos treinados para esperar sempre o pior”, comenta.
Atravessando o medo
O palestrante e conferencista J. Edington descreve, em seu livro 50 Tons para o Sucesso, que tentar justificar o medo faz com que ele cresça e manipule você de tal maneira que aquilo que você teme acaba acontecendo. “Acreditar no medo fortalece a situação contrária e faz com que tudo pareça muito pior do que realmente é, dificultando sua capacidade de solucionar problemas.” Ele aponta que a fé é a melhor maneira para combater o medo do fracasso. “Quando mergulha na fé e começa a expulsar a dúvida e o medo, você vence”, ensina.
Entenda que a melhor estratégia para enfrentar o medo de fracassar é não enxergar as situações maiores do que elas são. É preciso ter confiança (em si mesmo e em Deus) para encará-lo e compreender que, se falhar, não será o fim do mundo.
Folha UNIVERSAL na Fundação CASA




Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da UNIVERSAL.










Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)





IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida.
IURD NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Com esta dinâmica senhor tem observado mudanças ?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens na Fundação Casa.


É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário